Atores em sala de aula

Se tem uma coisa que aprimorei em meus modestos um ano e cinco meses como professor de Inglês, além de meu vocabulário foi atuação(isso mesmo, artes cênicas). Passei a ver a sala de aula como um palco no qual cada experiência é uma peça diferente e, é claro, com participação do público(os alunos). Costumo dizer á proprietária(também diretora e professora) de onde trabalho que somos mais atores do que professores pois ao longo da docência aprendemos a ser “diferentes personagens” para cada turma. Ser professor amplia não somente meu conhecimento em minha área, mas também me ensina a lidar com o ser humano e entende-lo a ponto de conseguir decifrá-lo cada vez mais. Conhece-se muito de si mesmo e dos outros, ensinando e enfrentando diariamente variadas situações como docente.

Lembro-me claramente da primeira aula que dei, foi sobre “food”. Eu tremia muito naquele dia e devo confessar que fui sortudo por estar ensinando alguém com noções da língua e não depender de segurança no aprendizado, pois eu estava definitivamente muito inseguro. Em seu devido tempo adquiri meu próprio jeito de dar aula, percebi que minhas aulas têm de ser sempre na base do humor(sem perder o controle, claro). Por eu ser uma pessoa muito em afinidade com as artes(especialmente música), eu passei a utilizar minhas predileções a meu favor e (modéstia parte) ganhei muitos elogios pelo meu empenho em tornar as aulas descontraídas. Acredito que optei por esse caminho, pois sempre gostei muito de inglês mas meus professores sempre me deram aulas monótonas, faltava humor, descontração. Hoje em dia os alunos(em sua maioria) não procuram por professores com os antigos métodos(quadro-caderno-livro) apenas, eles querem curtir o idioma e entende-lo brincando. Criei uma frase típica na escola onde trabalho: “se consigo extrair um sorriso de um aluno já é primeiro passo para ele entrar no meu ritmo”. Hoje já não tremo mais ao entrar em sala de aula, mas o frio na barriga eu acho essencial, principalmente com novas turmas. Pois afinal como diria uma grande artista que admiro(Madonna): Se um dia não sentir mais aquele friozinho na barriga é sinal que minha missão no palco(em nosso caso na sala de aula) já está cumprida e devo procurar uma nova forma de satisfação.

1 Comentário »

  1. newenglishteachers Said:

    Finally you’ve posted your text. i am really glad fow what you’ve written, it is a very good article. I wish i could write like you. Congratulations my dear friend.


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe um comentário